sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nossa Universidade tem cestos de coleta seletiva! Que bom! Será?!

É recente a colocação de cestos de lixo para diferentes tipos de produtos na Universidade Federal do Piauí – UFPI a fim de que seja feita a chamada coleta seletiva de lixo.


Será que essa seletividade realmente acontece? Você utiliza o cesto adequado para o descarte do seu lixo? Na verdade, pode-se dizer que esses cestos são apenas indicadores de que a IES é ambientalmente preocupada com o seu lixo. Como diz o velho ditado “quem vê cara não vê coração”, analogamente trazendo para a realidade da “coleta seletiva” realizada na UFPI, abrimos, por curiosidade (foi, né?!), o cesto destinado a lixo orgânico do conjunto de cestas do nosso Bloco (por que não começar por nós?). A foto abaixo mostra o quanto de lixo orgânico estava depositado na lixeira.



Essa primeira visão causou-nos um desconforto tão grande! Vocês nem imaginam. Bom, aberta o primeiro cesto, continuamos abrindo todos os outros e, como já esperávamos, lixo dos banheiros estavam depositados nos mesmos.



Acreditamos que a iniciativa da Instituição em favorecer a separação do lixo que é aqui produzido é ótima, mesmo sabendo que o material será coletado pela prefeitura como se fosse um lixo só. Acreditamos ainda que o que falta para essa seletividade acontecer é CONSCIENTIZAÇÃO da comunidade acadêmica (aqui envolve – principalmente – funcionários, professores, estudantes, visitantes, etc.). Sim! Conscientização! São absurdas as atitudes de alguns “universitários”. Para entender o que falo, para quem não entendeu ainda, claro, vá a qualquer unidade do restaurante universitário na hora das refeições. Para observar e constatar o que falo não se gasta nem 10 minutos. São vários as embalagens de picolés jogadas ao chão. Sem falar naqueles que tomam o seu refrigerante e “esquece” a latinha em qualquer lugar. Voltando às fotos percebemos que não é pura e simplesmente a atitude de disponibilizar os cestos de coleta seletiva, mas, que seja feita uma política de conscientização àqueles que não se preocupam com o futuro da sua família.
Queremos deixar claro que esse é apenas um exemplo considerado microscópico em relação ao que acontece no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país, no seu Planeta.


2 comentários:

  1. Estamos em fase de construção e aprendizagem. Vamos identificar os componentes da equipe!
    Poderíamos fazer uma entrevista com alguem responsável por este setor na prefeitura da UFPI.
    Está muito interessante, falta alguns links para maior suporte sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Isso já está sendo providenciado, a princípio é pra não superlotar de informações.

    ResponderExcluir