quarta-feira, 13 de abril de 2011

Visita ao Aterro Sanitário Controlado

Em recente visita (08/04) ao Aterro Sanitário Controlado de Teresina verificamos, com melhor clareza, como é tratado, se é, os resíduos coletados em toda a Capital. A empresa responsável pela coleta do lixo é a empresa Sustentare Engenharia Ambiental S/A e fomos recebidos pelo Engº Marcelo funcionário da mesma que nos deu informações sobre como funciona o aterro.
Foi-nos apresentado as três áreas onde são depositados os três tipos de lixo que a empresa coleta, domiciliar, hospitalar e mutirão (capina, poda, varrição, etc.). Segue as fotos das mesmas, respectivamente.




Pode-se imaginar, pela altura dos amontoados de lixo, quanto lixo já foi depositado nesses espaços ao longo de mais de 30 anos. Observa-se na primeira foto caminhões despejando terra sobre o lixo. Esse procedimento é realizado assim que os carros de coleta chegam ao aterro, à medida que o lixo vai chegando, vai-se fazendo o aterramento do mesmo. Isso é feito nas demais áreas. A área para recebimento de lixo hospitalar fica um pouco mais afastada das demais, entretanto, faz-se, simplesmente, o aterramento do material como já dito. Estávamos em um lugar alto e um pouco afastado, mas, o cheiro era horrível. Urubus por toda parte e, acreditem, catadores de lixo. Pessoas "ganhando" a vida coletando materiais provenientes de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário