quinta-feira, 2 de junho de 2011

PEVs - Teresina


Coleta Seletiva é o termo utilizado para designar o procedimento que é feito para o recolhimento de materiais possíveis de serem reciclados, previamente separados da fonte geradora. Dentre esses materiais podemos citar papéis/papelões, plásticos, metais, etc. A seletividade do material é importante porque evita a contaminação dos mesmos, facilitando na hora da venda, aumentando o valor agregado destes, diminuindo os custos de reciclagem, entre outros.
            A cidade de Teresina conta com empresas que reciclam alguns desses materiais. Entretanto, a falta de coleta seletiva acaba por prejudicar as mesmas, tendo em vista que há falta de materiais, uma vez que os catadores não conseguem suprir a demanda. Isso reflete essa falta de seletividade, pois o material que chega ao aterro controlado da Capital é misturado com outros tipos de lixo (orgânico, por exemplo), o que acaba interferindo na hora da catação.
Iniciou ontem (01/06) a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a coleta seletiva de Teresina. Ao todo, serão instalados 12 pontos de coleta, contemplando todas as zonas da Capital. A empresa Sustentare Engenharia Ambiental é a responsável pela coleta do material e destinará os resíduos para um galpão dentro do aterro controlado, onde famílias reunidas em cooperativa destinarão esse material reciclável à empresas da cidade. Mais informações sobre o Projeto no site.
É muito importante, e cabe a cada um, a destinação desses resíduos para os coletores apropriados. Essa ação facilitará o recolhimento do material e o trabalho dos catadores, que não precisarão estar em contato direto com vários tipos de lixo, como é feito até então. Além disso, reduzirá a quantidade de material depositada no aterro controlado. Ou seja, é uma ação que tem vários benefícios, inclusive (e muito importante) para o meio ambiente.

Um comentário:

  1. Vamos contribuir para o êxito deste projeto da prefeitura, para que possamos minimizar os residuos gerados em nossa casa, local de trabalho. É preciso fortalecer os empreendedores da reciclagem, como forma de preservação do meio ambiente.
    Profa. Rosa

    ResponderExcluir