segunda-feira, 2 de maio de 2011

Descuidos que podem ser desastrosos

O período chuvoso em Teresina tem sido, para alguns, um grande problema. O motivo deste é o fato de algumas ruas de nossa Capital ficar intrafegáveis. Trazendo o problema para a realidade da nossa Universidade, observa-se um grande acúmulo de água na rotatória “central” (rotatória que tem o prédio da segurança) quando chove. Neste local, existe apenas uma saída para a água e, muitas vezes, esse escape está como mostrado na figura abaixo, provocando assim, um acúmulo muito grande de água, tornando a passagem de carros dificultada.



Observa-se que o material depositado na entrada do bueiro não é nada mais que um material proveniente de capina. Fica claro que se esse material tivesse sido recolhido de forma comprometida e responsável, a passagem para a água estaria livre. Enfocamos aqui um ponto que já foi discutido neste mesmo blog anteriormente, falta conscientização. Conscientização essa, que vem através de educação. Educação essa, que ganha cada vez mais força: Educação Ambiental/Conscientização Ambiental.
Assim como nesse caso, observa-se alguns descuidos ou “vista grossa” para algumas situações que ocorrem nesta IES. Segue alguns exemplos.










         Esse é apenas um problema pontual. Assim como acontece nesta Instituição, acontece em vários outros pontos da Capital e, que pode ser apenas descuido daqueles que, talvez, não tem o compromisso de tornar o meio ambiente e, consequentemente, seu bem estar mais protegido. Deixemos claro que esse problema de lixo espalhado pelas ruas trás muito mais problemas do que enchentes, como por exemplo, doenças. Ressaltamos aqui, que um cidadão consciente do seu dever perante o meio ambiente e a sociedade em que vive, pode tornar essa convivência ainda mais duradoura tomando os devidos cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário